A candidatura #viseufazbem, liderada por Almeida Henriques e pelo PSD Viseu, elege 12 compromissos com os viseenses para os próximos anos.
Tendo como prioridades as pessoas, o território, as atividades que favorecem o desenvolvimento socio-económico e uma governação participada e partilhada, foram eleitos 12 compromissos concretos com os quais a candidatura se apresenta para liderar o concelho.
O que queremos fazer | COMPROMISSOS
- A regeneração da Mata do Fontelo.
A sua concretização é um compromisso para valer.
- Criar a “Incubadora de Base Cientifica e Tecnológica de Viseu”
O seu financiamento conta já com uma pré-aprovação no Portugal 2020.
Expandir os parques empresariais.
A concretização dos projetos de expansão dos Parques Empresariais de Mundão e Coimbrões.
- Criar “Áreas de Reabilitação Urbana” em freguesias periurbanas e rurais e a criação de espaços de incubação empresarial de base rural.
- Criar o Centro de Mobilidade de Viseu, numa reconversão da antiga Central de Transportes e pela adoção de uma plataforma de gestão integrada.
- Melhorar as acessibilidades nas articulações cidade – periferia (EN 229) e a resolução de pontos críticos da Circunvalação.
- Reconverter e reabilitar o Mercado Municipal, com a incorporação de serviços públicos ao cidadão e um novo “Mercado de Lavradores”, e implementar a cobertura e revitalização comercial do Mercado 2 de Maio.
- Construir 3 novos parques de estacionamento no Centro Histórico & Reabilitar edifícios-âncora do Centro Histórico, tais como o edifício das Águas de Viseu, o antigo Orfeão de Viseu, a Casa das Bocas (nova Unidade de Saúde Familiar) e a Casa Amarela (ampliação do Arquivo Distrital).
- A reabilitação integral do Bairro da Cadeia.
- Reabilitar e ocupar o antigo edifício da Comissão Vitivinícola do Dão e o lançamento do projeto do Museu do Vinho de Viseu, como nova âncora turística.
- A elaboração da Carta Patrimonial e o lançamento da primeira fase do Museu da História da Cidade.
- Implementar o projeto municipal “100%”, disponibilizando soluções de água e recolha e tratamento de efluentes domésticos a todos.
- Desenvolver no concelho um projeto de formação turística e hoteleira, em parceria com instituições e empresas da região.