Mensagem de Apresentação da Recandidatura
ESTIMADOS VISEENSES,
A dedicação a Viseu, a todos os nossos concidadãos e a confiança que em nós depositam são a força que nos impulsiona a renovar esta candidatura ao Município. Temos um percurso de obra feita, sempre com foco na qualidade de vida e no bem-estar de quem aqui nasceu e de quem escolheu Viseu para viver.
Com trabalho e em articulação com o Governo da República, acelerámos investimentos estruturantes: a Unidade de Psiquiatria e o Centro de Ambulatório e Radioterapia no Hospital de S. Teotónio; a duplicação do IP3 (quatro faixas); dois novos edifícios que irão acolher cinco Unidades de Saúde Familiar, entre outros. A nova Barragem de Fagilde/Vila Corça, com a participação das Águas de Portugal – Empresa Pública, evitará a falta de água, cabendo à Câmara assegurar a distribuição e a construção dos sistemas de água e saneamento, com total independência e sem qualquer privatização.
Na área da habitação, avançámos com 265 novas casas em várias freguesias, destinadas a dar resposta a habitações sociais, à habitação acessível para arrendamento à classe média que privilegiam sobretudo os jovens. Concluímos a 1.ª fase da Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa, já com lotes disponíveis para empresas que criarão emprego. Continuamos a investir no desenvolvimento das Freguesias, através de contratos-programa com as Juntas, aproximando os recursos da população.
Na área social, continuaremos a apoiar as famílias mais vulneráveis com a disponibilização de habitação condigna, apoios sociais e o combate à “pobreza energética”. A reabilitação do Centro Histórico e a valorização do património vão também continuar a ser uma prioridade.
Equilibrando o desenvolvimento da cidade, lançámos investimento na área da Avenida da Europa, com novos arruamentos e serviços públicos e com a construção do Centro de Artes e Espetáculos de Viseu (CAEVIS), equipamento de excelência, que reafirmará Viseu na área cultural. A rede viária mantém-se no foco da nossa ação, incluindo a duplicação da EN16 (Viseu – Caçador – A25), acesso direto ao Parque Industrial de Coimbrões, que está a beneficiar de obras de remodelação nos espaços públicos.
Estamos, igualmente, empenhados na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), instrumento essencial para ordenar o território, atrair investimento e promover habitação. Paralelamente, asseguraremos uma política fiscal equilibrada, com taxas justas, que aliviem famílias e empresas.
A educação e a juventude terão prioridade, com escolas requalificadas e programas de participação, empreendedorismo e inovação. A “Cidade Desportiva” será um espaço de excelência para o desporto escolar, federado e recreativo, promovendo estilos de vida saudáveis. Com a mesma determinação, reforçaremos a atenção à atividade sénior, através de programas de envelhecimento ativo, convívio e formação digital. Daremos novas respostas à proteção e bem-estar animal, cada vez mais valorizada pelos Viseenses.
Por estas razões, com contas certas, objetivos claros e obra feita, estamos confiantes de que continuaremos a merecer a confiança dos Viseenses.
Com trabalho, seriedade e a participação de todos, mas mesmo de todos, construiremos uma comunidade solidária, inovadora e feliz.
Respeitosamente,
Fernando Ruas