O PSD defende Viseu: não aceitaremos ataques populistas à cidade e aos viseenses

04/10/2025

 

O PSD lamenta que quem ambiciona liderar Viseu escolha o caminho fácil e populista de denegrir a imagem do concelho e dos viseenses.

Ridicularizar Viseu é um ato de desrespeito e revela a falta de grandeza de quem o faz. É também um insulto a uma comunidade que, com trabalho e mérito, tem acumulado sucessos e distinções.

Nenhum viseense aceita ver a sua terra diminuída.
Quem reduz Viseu à pequenez das suas palavras demonstra não compreender nem respeitar a dimensão e o valor desta cidade.
Quem não honra o município que aspira governar, não está preparado para o liderar.

José Luís Carneiro e João Azevedo optaram por colar a Viseu a imagem de “barracas à entrada”, em vez de reconhecer o muito que aqui se fez e continua a fazer. Essa tentativa de atacar a cidade para atingir quem a governa é indigna e injusta.

Viseu não é a cidade das barracas.
Viseu é a cidade três vezes distinguida como Melhor para Viver em Portugal, por mérito próprio, destacando-se em critérios de segurança, limpeza, ambiente, mobilidade e qualidade de vida.
Entre 2021 e 2024, Viseu ganhou mais de 3.200 residentes, tem uma densidade populacional de 204 habitantes/km², e continua a afirmar-se como referência nacional de progresso, cultura e bem-estar.

Mais do que isso, Viseu volta a ser reconhecida a nível nacional e está nomeada para os Prémios Construir 2025, na categoria Cidade do Ano, distinção que sublinha o prestígio e a força do nosso concelho no panorama português. A cerimónia decorrerá a 14 de outubro, e Viseu voltará a estar em evidência como exemplo de desenvolvimento, qualidade e futuro.

É, por isso, profundamente hipócrita ouvir responsáveis socialistas falarem de “vergonha”, quando concelhos governados pelo PS, como Mangualde, enfrentam problemas de habitação precária e equipamentos degradados. Talvez João Azevedo devesse convidar José Luís Carneiro a visitar a Rua Florbela Espanca ou o Cine-Teatro de Mangualde. O atual Presidente da Câmara, Marco Almeida, já admitiu publicamente que não é responsável pelo estado dessa infraestrutura e que ainda, teve de resolver a pesada dívida deixada pela anterior gestão socialista. De quem será, afinal, a culpa?

O PSD defende Viseu com resultados: com investimento em mobilidade, ambiente, cultura, desporto e espaço público; com crescimento populacional num território do interior; e com décadas de trabalho sério e consistente que transformaram Viseu numa cidade de referência nacional.

O PS, ao contrário, insulta Viseu e os viseenses, tentando diminuir o orgulho e a identidade de quem vive e trabalha no concelho. Se há algo verdadeiramente vergonhoso, é a forma como alguns tentam usar Viseu como palco para as suas ambições pessoais — chegando de fora, de paraquedas, sem respeito pela história, pela identidade e pelo futuro desta comunidade.

PSD não o permitirá.
Estaremos sempre ao lado de Viseu e dos viseenses.
Firmes, determinados e orgulhosos, continuaremos a defender o nome, a história e o futuro desta cidade que é símbolo de trabalho, progresso e desenvolvimento.

E cá estaremos, de forma firme e assertiva, para garantir que ninguém a reduza à pequenez das suas palavras.

 

Viseu, 4 de outubro de 2025
O PSD defende Viseu: não aceitaremos ataques populistas à cidade e aos viseenses