O que incomoda o PS Viseu são cidadãos livres
24/09/2025
A Secção de Viseu do PSD lamenta profundamente o tom do comunicado divulgado pela Concelhia do Partido Socialista de Viseu, revelador do desconforto que o partido tem com a mobilização espontânea e massiva de cidadãos livres e sem promessas de futuros lugares que, com grande qualidade e dedicação, têm vindo a apoiar a candidatura de Fernando Ruas.
O que incomoda o PS são precisamente estes cidadãos livres, que decidem dar a cara e contribuir com o seu conhecimento e experiência para a reposição da verdade. A sede de poder fez o PS esquecer-se do que é a democracia? Quer o PS silenciar estes cidadãos? Ou, por outro lado, pretenderá o PS que a Dra. Marta Rodrigues não possa falar de políticas de emprego apenas por exercer funções de direção numa instituição pública em Viseu? Estará a insinuar que, por essa mesma razão, nem poderia ser vereadora da oposição? Esquece-se o PS de que João Azevedo anunciava obras na área da Saúde — que nunca saíram das placas — com a cumplicidade do antigo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu?
O PS, que diz defender a liberdade, tem tentado condicionar o PSD e a sua campanha com queixas à Comissão Nacional de Eleições e ao Tribunal e notícias fabricadas e assinadas por profissionais que, esses sim, aparecem em fotografias com o candidato do PS. É também relevante neste ponto notar que, finalmente, ganham rosto as críticas que antes surgiam apenas em panfletos anónimos. É de realçar que os termos utilizados no comunicado do PS mais parecem inspirados no estilo agressivo de outras forças políticas, com quem o próprio PS até já se mostrou disponível para entendimentos e coligações. Não iremos, para manter a elevação do período pré-eleitoral, aprofundar a questão que tem vindo a público através da imprensa nacional, da utilização de perfis falsos na internet onde os respetivos gastos tocam nos milhares de euros.
Não existe propaganda enganosa. Ninguém está a enganar os viseenses. Os projetos que têm sido destacados, nas mais variadas áreas, são da Câmara Municipal de Viseu, liderada por Executivos do PSD, e refletem o trabalho realizado em prol da população. Apesar da sua ligação profissional, cada cidadão é livre de expressar apoio e opinião sobre a área em que trabalha, sobretudo quando estão em causa matérias de interesse público.
No que toca à área da habitação, importa repor a verdade: o Município de Viseu está a investir mais de 30 milhões de euros na construção e reabilitação de 82 edifícios, criando 180 novos fogos, a par de 38 habitações para jovens no Centro Histórico, num projeto de mais de 13 milhões de euros.
Quanto à acusação do PS sobre o alegado uso de meios da autarquia, trata-se de uma afirmação grave, que carece de qualquer prova e que não passa de mais uma tentativa de levantar falsos testemunhos de quem não tem nada para oferecer aos viseenses.
A mobilização voluntária destes apoios a Fernando Ruas é a prova da importância de repor a verdade contra a narrativa enganadora que o PS tenta impor no concelho.
O PSD reafirma, assim, o seu compromisso com uma campanha de verdade, com propostas sérias e concretas, em contraste com a política do faz-de-conta que o PS insiste em apresentar.
Viseu, 24 de setembro de 2025